Mavi Máquinas Vibratórias

Sua melhor opção em
equipamentos vibratórios

|   ENGLISH  |  ESPAÑOL  |  

Vimot em tubos, silos e depósitos

Vibradores em silos, depósitos e dutos

Vibrador VIMOT para proporcionar um bom escoamento de material em silos, depósitos e dutos

Apresentação

A escolha de um vibrador VIMOT para proporcionar um bom escoamento de material em silos, depósitos e dutos depende de uma série de fatores: O tamanho e a forma do silo, tipo de construção, espessura das paredes, tipo e granulometria do material assim como sua umidade percentual.

Primordialmente porém escolhe-se o vibrador a partir da espessura das paredes e do volume do silo. Maiores detalhes estão contidos na seção Escolha.

Materiais com granulação grosseira e materiais secos oferecem a menor resistência ao escoamento vibratório e são portanto facilmente manejáveis.

Materiais com granulação fina ou materiais úmidos requerem maior concentração de esforços para produzir-se o fluxo desejado. Os dois problemas principais nestes materiais, a formação de pontes e a formação de chaminés, são eliminados mediante o uso dos vibradores VIMOT.

As pontes são compactações de material dentro do silo ou depósito que se estendem de parede à parede e são rompidas pela ação vibratória. Observe a fig. 1.

Na fig. 2 vemos as chaminés, decorrentes do acúmulo de material junto as paredes, ocorrendo o escoamento apenas em uma zona determinada, localizada acima da boca de descarga. O vibrador VIMOT destrói a resistência deste acúmulo, permitindo o livre fluxo.

Generalizando, a melhor colocação do vibrador para otimizar o fluxo de descarga do material é a 1/4 ou 1/3 do comprimento da geratriz do cone de saída do silo ou depósito.

Recomenda-se a montagem dos vibradores através de bases rígidas soldadas ou aparafusadas. Isto também é válido para os dutos.

É possível regular os vibradores de forma a variar-se o impacto vibratório, mediante mudanças no posicionamento das massas inerciais fixas às pontas dos eixos dos vibradores. Para isto observe as diferentes posições possíveis na figura ao lado.

Convém lembrar que os vibradores podem ser montados em qualquer posição, que possuem rolamentos superdimensionados à prova de vibração mantidos em seu jogo por folga autoajustável.
São do tipo TENV com proteção I P-66.

Tubulação inclinada suspensa por cabos e acionada por motovibradores Vimot.

Formação de pontes Fig. 1 e Fig. 2.

Regulagem dos contrapesos.

TOPO