Revitran

Transportadores Vibratórios

Insensíveis a altas temperaturas, transportam altíssimas capacidades com baixo custo energético. São sincronizados para trabalharem próximos a frequência de ressonância.

Detalhes construtivos

Transportador tipo SKF com isolamento por contra-balanço e molas de borracha.

Transportador tipo SKL com montagem em base de concreto para isolamento das vibrações.

Os transportadores vibratórios tipo Revitran® têm algumas características que podem ser detalhadas da seguinte forma:

1) Tipo construtivo geral: existem duas formas distintas dos transportadores. O modelo SKF tem a construção com um contrabalanço (normalmente com peso de três a quatro vezes o peso da calha superior), de forma a ser montado sobre molas adicionais de isolamento, permitindo um isolamento de até 99% das vibrações. Veja ilustração acima. O modelo SKL é montado diretamente no solo, sendo portanto necessário o uso de bases rígidas (concreto) por exemplo, de forma a amortecer-se as vibrações. O modelo SKL é normalmente mais leve, porém não pode ser montado suspenso ou em estruturas leves pois transmite alguma vibração, que poderia afetar outros equipamentos.

2) Formas das calhas: podem ser retangulares ou trapezoidais. Opcionalmente fechadas, com tampas removíveis. Tubos retangulares ou redondos também são exequíveis.

3) Tipos de calhas: Os modelos GS são soldadas em uma única peça. Uso para materiais frios e pouco abrasivos. Os modelos AS são parafusadas e têm a possibilidade de receber chapas de desgaste ou a própria calha, em módulos, ser o elemento de desgaste.

Os modelos HS têm chapas internas montadas sobre elementos de expansão que permitem sua livre dilatação sobre a calha de apoio a medida que se aquece quando transporta material quente. A temperatura máxima permitida é de 500°C.

No geral podemos utilizar calhas de 4 a 12mm de espessura, em função da aplicação necessária.

Para descarga intermediária comandável à distância, os transportadores Revitran® podem ser equipados com válvulas de comando pneumático.
Saídas laterais fixas também podem ser usadas para alimentar vários pontos simultaneamente. Foto cortesia General Motors do Brasil.
Detalhe do acionamento vibratório tipo biela-manivela em ação. Em vista da temperatura escolheu-se sistema de molas helicoidais de acoplamento ao invés de borracha.
TOPO