Vical T

Transportadores Vibratórios

São calhas retangulares, reforçadas nas áreas de maior esforço, podem receber diversos tipos de revestimentos e tampa de fechamento.

Planejamento

O planejamento para a incorporação de equipamentos vibratórios em instalações industriais deve ser feito levando-se em consideração as múltiplas possibilidades que tem estes equipamentos. Muitas vezes permitem a eficiente substituição de equipamentos convencionais (como correias transportadoras, por exemplo), o que há de verificar-se principalmente na manutenção posterior que é mínima.

Cabe porém ao planejador a escolha adequada da calha transportadora, baseando-se nas informações aqui contidas, visando facilitar o seu trabalho.

A seguir mostraremos vários exemplos de execuções de calhas vibratórias VICAL-T o que dará ao planejador uma visão global das possibilidades. Naturalmente são possíveis outras execuções e combinações, o que em alguns casos poderá requerer consultas mais minuciosas com o fabricante.

O agrupamento para maiores distâncias é feito com várias calhas dispostas em série (fig. 1). As calhas podem receber alimentação em um ponto (boca de silo ou depósito) como mostra a fig. 2 ou em vários pontos (fig. 3).

O mesmo sucede em relação à descarga, podendo ser unipuntual como podemos observar na fig. 4 ou multipuntual. Na fig. 5 mostramos a descarga para três correias. As vezes é necessário fazer uma distribuição uniforme do material a ser transportado no descarregamento, isto pode ser o caso em alimentação de peneiras vibratórias, cilindros processadores (como na moagem por exemplo). Recorre-se aí ao chamado “rasgo de calha” que vem a ser uma abertura diagonal no fundo da calha que distribuirá o material por uma distância maior. Para isto observe a fig. 6 A calha vibratória também pode ser equipada com um fundo passante de forma a permitir o peneiramento de produtos durante o transporte. Veja fig.7.

Para transportar produtos já separados em apenas uma calha podemos proceder à subdivisão em várias pistas como mostra a fig.8.

Muitas vezes na indústria é necessário o processamento térmico de materiais durante o transporte. Nas calhas vibratórias isto é feito mediante um fundo duplo pelo qual pode correr um fluido refrigerante ou aquecedor de forma a retirar ou adicionar calor ao produto transportado. Observe para isto as figuras 9 e 10. Outros processos como a secagem, umedecimento, etc. também podem ser feitos durante o transporte vibratório, mediante dispositivos especiais como ventiladores sprinklers etc.

TOPO